3 Alimentos que Estão te Envelhecendo

Ter uma má alimentação pode fazer com que a sua aparência seja de alguns anos a mais, já que existem alguns alimentos que estão te envelhecendo, caso você os consuma em excesso.

Quando se fala de envelhecimento isso junta tanto fatores externos que estão visíveis como as rugas na pele, queda de cabelo e também os internos, como o mau funcionamento dos órgãos e articulações.

“é preciso ter em mente que esse envelhecimento pode estar relacionado com alguns alimentos que você come diariamente”

Identificar quais são esses alimentos é a melhor opção para que você consiga manter uma dieta mais saudável, se alimento naturalmente, além dos cuidados com o corpo externamente.

 

Conheça quais Alimentos que Estão te Envelhecendo.

Os alimentos causam algumas reações no corpo, podendo ser reações positivas ou reações negativas. Existem alimentos que contribuem para o funcionamento dos órgãos e do corpo e ajudam a retardar o envelhecimento, assim como existem alimentos que aceleram o envelhecimento.

Existem três processos que ocorrem dentro de nosso corpo e fazem um grande impacto, ajudando no envelhecimento.

São eles, a glicação, inflamação e oxidação. A glicação é a reação na qual os carboidratos se juntam de forma permanente com as proteínas, sem existir a ação de uma enzima.

Dessa forma, a proteína tem alguma modificação que impede que as células desempenhem os seus papéis da melhor maneira.

<

Essa ligação acontece com a formação de substâncias que são responsáveis pela aceleração do envelhecimento.

Para evitar que aconteça a inflamação é muito importante existir um equilíbrio na produção das citosinas, para que não tenha reações inflamatórias intensas e persistentes o que pode causar o desenvolvimento de doenças específicas ou até mesmo piorar doenças inflamatórias.

E oxidação é natural do organismo e não pode ser controlada, mas pode ser amenizado, mas para isso é preciso a ingestão de antioxidantes e uma alimentação saudável.

Os 3 Principais Alimentos que causam envelhecimento.

Esses alimentos expostos logo abaixo são os maiores responsáveis pelo envelhecimento e devem estar sobre alerta por vocês.

O Trigo – inclusive o Integral.

O trigo possui um carboidrato chamado de amilopectina-A  que não é encontrado em outros  alimentos, e que quando é consumido aumenta o açúcar no sangue um nível muito elevado.

Quanto mais açúcar no corpo mais acelerado será o seu envelhecimento, causando danos aos órgãos, as articulações, e promovendo uma pele enrugada.

Por isso, alimentos como pães, biscoitos, bolos, que possuem como base o trigo, causam um nível maior de açúcar de sangue quando comparados com outros alimentos fontes de carboidratos.

Outro item que também se encontra no trigo é o glúten, que possui efeitos prejudiciais a saúde, em algumas pessoas causa uma distensão abdominal, também vindo a colaborar no aumento de peço e consequentemente doenças cardiovasculares.

Alimentos à Base de Milho.

Alimentos como os cereais, salgadinhos de milho, que possuem amido a base de milho também ajudam na elevação de açúcar no sangue e assim aumenta a substância prejudicial ao corpo influenciando no envelhecimento.

Há também o xarope de milho rico em frutose, de acordo com estudos pode-se analisar que sua frutose causa um grande aumento dos agentes promotores de envelhecimento, muito mais que a glicose.

Isso quer dizer que bebidas açucaradas, grande parte dos alimentos processados como o ketchup ajudam no envelhecimento do corpo.

Outro fato importante sobre o milho e o fato de contribuir com grande quantidade de ácidos grãos ômega-6 e assim provoca um desequilíbrio com o ômega-3, tendo como consequência a inflamação e oxidação dentro do corpo.

Alimentos que são a base de milho não são tão prejudiciais como o trigo, porém o quanto for possível evitar será de grande valia para a saúde, em especial o xarope de milho ou o óleo.

Alimentos Açucarados e Alguns Alimentos Ricos em Amido.

É bastante claro que os picos de açúcar no sangue influenciam para a aceleração da idade.

A maioria das pessoas já ouviram falar o quão prejudicial ele é para a nossa saúde e corpo, em especial por dar um aumento nas cinturas e desenvolver diabetes tipo 2.

Agora também temos conhecimento que ele influencia no envelhecimento.

Uma dica é preferir os adoçantes naturais como Stevia, mel, que não são tão calóricos é ideal para se usar no dia a dia, em um suco, chá, café.

Assim ajuda no controle do açúcar no sangue e retarda o envelhecimento. Pensar também antes de uma sobremesa açucarada, doces. Pessoas que não conseguem ficar sem doce, o ideal e preferir quadrados de chocolate negro.

Alguns alimentos como farinha de aveia, batatas e arroz branco também tem um impacto na aceleração da idade, pois influenciam com o açúcar no sangue já que aumenta a substância prejudicial ao corpo.

É importante que esses alimentos sejam ingeridos em pouca quantidade, pequenas porções assim, mandando equilibradas a gordura saudável e proteínas que atrasam a resposta do açúcar no sangue, pois todos esses alimentos podem estar te envelhecendo.

COMPARTILHAR
Doutor Rodrigo Neves é pós-graduado em nutrologia e endocrinologia, membro da American Antiaging Society nos Estados Unidos. Em sua incessante busca para mudar a saúde das pessoas de dentro para fora, fazendo com que aumentem a sua produtividade e longevidade, procurou conhecimento dos melhores médicos do mundo, e grandes lideres para realmente transformar pessoas.