6 passos para uma alimentação saudável e produtiva

alimentação saudável

Somos o que comemos, lembra? Então para você tornar-se produtivo, bem-disposto e motivado, é necessário alimentar-se bem. A solução é uma mudança radical para a proporção 20-40-40 junto com a alimentação saudável que vai te emagrecer e turbinar seu cérebro.

Nesse guia vou te ensinar como facilmente mudar sua dieta, incluindo alimentos que vão combater sua fadiga e saciar sua fome – nada de petiscos após o almoço!

#1 Siga a proporção 20-40-40 nas refeições

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O primeiro passo é mudar radicalmente sua dieta. Siga fielmente a proporção 20-40-40 em cada refeição. Isso significa um prato com 20% de carboidratos, 40% de proteínas e 40% de gorduras.

O objetivo é substituir sua fonte principal de energia. A dieta tradicional dos brasileiros é rica em carboidratos, o que causa ineficiência: causam picos de energia que esgotam rapidamente – você fica fadigado e petisca o dia todo para compensar.

Quando você ingere 40% de gorduras, você força seu corpo a transitar para uma fonte de energia estável. Você vai comer menos e ficar saciado por horas, já que as gorduras demoram para ser metabolizados pelo corpo.

Comer gordura soa estranho? Veja no próximo passo por que não!

#2 Coma gorduras saudáveis

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Ingerir gorduras começa um processo chamado cetose em seu corpo. É quando seu fígado começa a metabolizar gorduras em cetonas, que são compostos químicos que passam a circular no sangue.

Essa troca diminui os níveis de insulina e açúcar no sangue, diminuindo o seu risco de ficar sobrepeso. Além disso as cetonas são gorduras que queimam no decorrer do dia e nunca ficam estocadas como pneuzinhos.

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Por isso, algumas gorduras colaboram sim para a alimentação saudável de verdade.

Quais fontes de gorduras são as mais recomendadas?

  • Abacate;
  • Amendoim;
  • Bacon;
  • Macadâmia;
  • Manteiga;
  • Nozes.

#3 Substitua carboidratos simples pelos complexos

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Os carboidratos simples são encontrados na maioria dos alimentos processados e saciam a fome rapidamente. Entretanto, são metabolizados com a mesma pressa e em breve você vai ficar petiscando.

A solução é a troca para os carboidratos complexos. Lembre que você ainda precisa encher 20% do seu prato com eles! Os carboidratos complexos demoram para serem digeridos, o que te deixa saciado por mais tempo. Além disso, são ricos em vitaminas e nutrientes para estimular seu bem-estar como um todo.

Que tal comer um prato com esses carboidratos saudáveis?

  • Pão integral;
  • Arroz integral;
  • Batata doce;
  • Aveia;
  • Grão de bico;
  • Beterraba.

#4 Complete a refeição com proteínas para ter uma alimentação saudável

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Proteínas são responsáveis pela formação do tecido muscular, pele, hormônios e enzimas. Assim, é essencial que formem 20% das suas refeições.

Experimente essas proteínas no seu prato!

  • Costelinha de porco;
  • Atum;
  • Bife;
  • Sardinha;
  • Frango;
  • Ovo.

#5 Emagreça e fortaleça sua imunidade com óleo de coco

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Pneuzinho? Barriga de cerveja? O óleo de coco acelera o seu metabolismo, o que pode auxiliar no emagrecimento segundo a Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Além disso, o óleo de coco tem os ácidos láurico e cáprico, que fortalecem seu sistema imunológico contra fungos, vírus e bactérias.

#6 Turbine sua mente com brain foods!

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Fica cansado depois do almoço? Fadigado após horas focado na frente do computador? Os brain foods são alimentos que turbinam sua mente, recarregando suas baterias para continuar o resto do dia no pique. Promovem clareza e disposição para trabalhar num ritmo constante.

Confira esses brain foods para ter no café do manhã ou até num intervalo do escritório:

 

 

  • Bagas de cardamomo e goji: frutas antioxidantes, aumentam sua memória e previnem as doenças de Alzheimer e Parkinson;
  • Chá verde: um energético natural, rico em antioxidantes;
  • Chocolate amargo: a cafeína aumenta seu foco e o magnésio alivia o seu estresse;
  • Banana: sacia sua fome e contém glucose, para aquela energia que faltava até o fim do expediente.
  • Sementes de abóbora: rico em magnésio para te acalmar e gorduras para saciar sua fome.

Descubra mais no meu eBook Biohacking – tem um capítulo inteiro dedicado à alimentação saudável e produtiva para você tirar o maior proveito do seu corpo!

 

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Doutor Rodrigo Neves é pós-graduado em nutrologia e endocrinologia, membro da American Antiaging Society nos Estados Unidos. Em sua incessante busca para mudar a saúde das pessoas de dentro para fora, fazendo com que aumentem a sua produtividade e longevidade, procurou conhecimento dos melhores médicos do mundo, e grandes lideres para realmente transformar pessoas.