Alimentos anti inflamatórios: quais são e como agem?

alimentos anti inflamatórios

O que você sabe sobre alimentos anti inflamatórios para combater e evitar esse tipo de incômodo?

A inflamações surgem como uma reação do organismo contra algo que precisa ser combatido. 

Elas podem acontecer em diferentes partes do corpo e os medicamentos que combatem esse tipo de problema costumam ser bastante agressivos para o estômago.

Por isso, vale a pena conhecer quais alimentos agem como anti inflamatórios naturais. E, assim, inseri-los no cardápio. Alguns deles também evitam o surgimento das inflamações, que tendem a se desenvolver mais em pessoas imunodeprimidas.

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Alimentos anti inflamatórios: Como agem?

As propriedades de alguns alimentos têm forte potencial anti inflamatório. Por exemplo, ômega-3, alicina, bromelina e vitamina C.

Essas propriedades fortalecem o sistema imune e combatem as reações inflamatórias.

Alimentos anti inflamatórios: Quais são?

-Gengibre: o gengibre pode ser a melhor pedida para a artrite. Além de ter diversos outros papéis na melhoria da saúde. Age como anti inflamatório, reduz as dores e também ajuda a evitar problemas de estômago.

-Alho: antiasmático, antibiótico e expectorante, o alho tem sido usado para fins medicinais há séculos. Seu papel anti inflamatório tem a ver com sua capacidade de fortalecer o sistema imunológico.

Diferente do gengibre, que deve ser consumido preferencialmente por meio de chás, o alho pode ser usado de diferentes formas na cozinha.

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-Canela: rica em potássio, vitaminas A, C e B6 a canela é utilizada no tratamento e combate a úlcera. Funcionando como anti inflamatório, além de aliviar as dores de estômago.

A canela para finalidades anti inflamatórias deve ser consumida por meio de chá, feito com a canela em pau.

-Abacaxi: o abacaxi é rico em bromelina, uma enzima de grande potencial anti inflamatório.

Além de ser antioxidante e delicioso. A fruta pode ser consumida de diversas maneiras e é um alimento indispensável em qualquer cardápio.

As frutas cítricas de forma geral são anti inflamatórias e pró imunidade.

Gorduras: Quais Devemos Consumir?

-Salmão: o salmão, assim como o atum, é rico em ômega-3. Também pode ser cozido de diferentes formas.

Algumas ervas também têm potencial anti inflamatório, como por exemplo o alecrim.

Por isso, opte por temperar os peixes ricos em ômega-3 com ervas anti inflamatórias.

-Mamão papaia: o mamão contém uma enzima chamada papaína. Ela auxilia o funcionamento do intestino, alivia dores e combate inflamações no organismo.

A recomendação é que o consumo de mamão seja regular, no mínimo cinco vezes na semana. Ou até diariamente.

-Azeite: o azeite talvez seja o maior aliado do combate a inflamações. Tem propriedades que inibem o desenvolvimento de substâncias que acarretam em inflamações.

Além disso, reduz os níveis de colesterol e ajuda a emagrecer.

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Por que escolher alimentos anti inflamatórios?

Em muitos casos, os medicamentos de finalidade anti inflamatória acabam causando ou agravando outros problemas de saúde, por serem muito fortes.

Em outros casos, o uso de medicamentos é indispensável e por isso os alimentos de mesmo propósito devem ser consumidos paralelamente, a fim de auxiliar o corpo no combate.

E também, conforme mencionado, para aliviar dores e úlceras.

Além disso, um cardápio balanceado e rico em vitaminas e antioxidantes é essencial para o tratamento de qualquer doença. Até o mais simples dos resfriados.

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Doutor Rodrigo Neves é pós-graduado em nutrologia e endocrinologia, membro da American Antiaging Society nos Estados Unidos. Em sua incessante busca para mudar a saúde das pessoas de dentro para fora, fazendo com que aumentem a sua produtividade e longevidade, procurou conhecimento dos melhores médicos do mundo, e grandes lideres para realmente transformar pessoas.