Ansiedade e depressão: Como tratar a insônia e dormir bem com apenas 2h por dia!

ansiedade e depressão

Cerca de 70% dos brasileiros sofrem com insônia de acordo com o Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente. Dormir mal prejudica a sua vida como um todo: a sonolência afeta o trabalho, estudos e até a disposição para o lazer com amigos e família. Sendo um dos piores sintomas de ansiedade e depressão.

Aprenda o que causa a insônia, o tratamento e até como “hackear” seu corpo – é possível dormir apenas 2 horas por dia e ainda sentir-se bem descansado! Imagine o aumento da produtividade com uma noite inteira para trabalhar ou estudar.

O que causa insônia?

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A insônia é consequência do seu estilo de vida. Se você sofre de ansiedade e depressão, a insônia é um dos principais sintomas desses transtornos.

Drogas como álcool, nicotina e cafeína também podem perturbar o seu ciclo do sono e deixá-lo “ligado” quando deseja dormir.

Confira as causas comuns da insônia abaixo:

  • Fatores ambientais (luz, barulho ou temperatura);
  • Medicamentos (antialérgicos e remédios para pressão alta);
  • Rotina irregular de sono (viajar constantemente, trabalhar de noite, soneca de tarde);
  • Uso de aparelhos eletrônicos antes de dormir (a luz previne o sono).

Como tratar a insônia

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Provavelmente a sua insônia é ocasionada por ansiedade eou depressão. Se esse for o caso, procure esvaziar a sua mente antes de dormir. Alguns métodos são:

  • Meditação;
  • Respiração profunda;
  • Anotar suas preocupações num diário e “deixá-las” para amanhã.

Outros métodos para solucionar a insônia são:

  • Praticar exercício físico;
  • Comer somente refeições leves antes de dormir;
  • Usar seu quarto somente para dormir para “treinar seu cérebro”;
  • Ler um livro antes de dormir;
  • Dormir sempre no mesmo horário;
  • Não utilizar aparelhos eletrônicos;
  • Deixar a iluminação do quarto baixa (de preferência escura).

Como “hackear” o sono: durma apenas 2 horas!

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Imagina ter seis horas a mais todo dia para trabalhar e alcançar seus objetivos? Tim Ferris, autor do best seller “Trabalhe 4 horas por semana” aprendeu a aproveitar ao máximo o seu sono para dormir menos – e mesmo assim se sentir bem descansado!

Esse aproveitamento é alcançado “hackeando” seu cérebro para entrar diretamente no sono profundo. Trata-se de dormir somente no estado Rapid Eye Movement (REM), que é o sono em si – as outras etapas são apenas “pré” e “pós” essa fase crucial.

Como dormir apenas 2 horas

  1. O primeiro passo é treinar seu cérebro a dormir em ciclos menores;
  2. Comece dormindo apenas quatro horas a noite e duas após o almoço;
  3. Depois, quando sentir-se confortável, durma apenas três horas a noite e duas após o almoço;
  4. Permaneça na etapa anterior pelo tempo que achar necessário. Depois, troque o sono após o almoço por uma sessão de meditação;
  5. Quando se sentir bem-disposto, durma apenas duas horas de noite.
  6. Lembre-se! Esse método não é compatível com todos. Se sentir mal-estar em qualquer uma dessas etapas, suspenda o processo e volte a dormir normalmente cerca de 8 horas!

Descubra mais no meu eBook Biohackingo guia completo para “hackear” seu corpo para promover bem-estar! A insônia é apenas um problema de vários que podem ser solucionados apenas modificando a forma como seu corpo funciona. Aprenda como ter atenção plena e a alimentação ideal para ser produtivo!

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Doutor Rodrigo Neves é pós-graduado em nutrologia e endocrinologia, membro da American Antiaging Society nos Estados Unidos. Em sua incessante busca para mudar a saúde das pessoas de dentro para fora, fazendo com que aumentem a sua produtividade e longevidade, procurou conhecimento dos melhores médicos do mundo, e grandes lideres para realmente transformar pessoas.