Como atingir a atenção plena: 3 métodos

atenção plena

Atenção plena é quando o mundo para de girar. Seu foco está direcionado para o momento presente e nada mais. É uma habilidade crucial para você tornar-se uma pessoa dedicada no trabalho e menos propensa às distrações.

Nesse guia vou ensinar apenas três (de vários!) métodos utilizados para alcançar a atenção plena. Todas estão no meu eBook sobre Biohacking!

#1 Neurofeedback

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O Neurofeedback ajuda a modular sua atividade cerebral. São colocados sensores no seu couro cabeludo para monitorar como seu cérebro reage para estímulos visuais e sonoros.

É eficiente para pessoas que sofrem com déficit de atenção, ansiedade, hiperatividade, insônia e dor de cabeça. Esses transtornos podem ser suavizados com a modulação correta de suas ondas cerebrais graças ao neurofeedback.

Estudos apontam os benefícios do tratamento para doenças mais graves, como autismo, epilepsia e perda cognitiva relacionada à idade.

O objetivo do neurofeedback é promover o bem-estar com o simples rearranjo da sua atividade cerebral.

#2 Mindfulness

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Mindfulness significa atenção plena para o presente momento. É ficar ciente do que acontece agora, seus sentimentos e o mundo ao seu redor.

É “sair do piloto automático” de acordo com o professor Mark Williams do Oxford Mindfulness Centre. Ele recomenda que você preste atenção nos detalhes do dia a dia, como o ar ao seu redor enquanto anda ou até a textura de um corrimão ao subir a escada.

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O professor alerta que é normal ter pensamentos desagradáveis e o objetivo do mindfulness é reconhecê-los sem prejudicar o seu bem-estar.

Meditação diária

Bastam 10 minutos de meditação por dia para desfrutar de todos os benefícios do mindfulness. Encontre um local confortável, feche os olhos e preste atenção na sua respiração.

O objetivo é dedicar sua atenção totalmente para os seus pensamentos e os sons ao seu redor. Não julgue o que pensa ou se preocupe com distrações. A sintonia vem com o tempo e traz benefícios duradouros para o seu dia a dia.

Confira os benefícios do mindfulness:

  • Redução da ansiedade, estresse e depressão;
  • Aumento da produtividade e clareza mental;
  • Sentimento de pertença ao mundo e paz de espírito;
  • Diminuição da pressão sanguínea.

#3 Mudança de Mindset

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Seu mindset determina a sua visão de mundo. É um conjunto de crenças, que orientam ações para resolver problemas no dia a dia. A psicóloga Carol Dweck é uma autoridade no assunto e apontou em seus estudos dois tipos de mindset:

 

  • Mindset fixo
  • Mindset progressivo

 

O mindset fixo acredita nas capacidades natas e na excelência pelo talento. Quem enxerga o mundo desse jeito tende a odiar o fracasso e estressar-se com situações de risco – por isso é um mindset prejudicial.

Já o mindset progressivo encara o talento e sucesso como frutos do esforço e assim, cada desafio é visto como uma chance para aprender. Logo, é um mindset benéfico para seu bem-estar. Também é um mindset mais produtivo e disposto para trabalhar e solucionar problemas.

Um mindset progressivo previne doenças como a ansiedade e depressão, além de modificar o seu comportamento para ser uma pessoa positiva. O otimismo em si pode prevenir doenças, enquanto o pessimismo pode desestimular seu corpo e te deixar doente.

Confira essas obras para ter um mindset saudável:

 

  • Spartan Up! (Joe De Senna): um livro que se inspira nos antigos guerreiros gregos e suas táticas de resistência para encarar desafios no mundo de hoje;
  • Champion’s Mindset (Jeff Spencer): um podcast de um ciclista premiado, que ensina como usar o poder do pensamento para solucionar problemas e prevenir doenças.

 

Descubra mais no meu eBook Biohacking – existem mais duas formas para alcançar a atenção plena além das citadas neste artigo!

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Doutor Rodrigo Neves é pós-graduado em nutrologia e endocrinologia, membro da American Antiaging Society nos Estados Unidos. Em sua incessante busca para mudar a saúde das pessoas de dentro para fora, fazendo com que aumentem a sua produtividade e longevidade, procurou conhecimento dos melhores médicos do mundo, e grandes lideres para realmente transformar pessoas.