Excesso de Sono Pode Prejudicar o Seu Rendimento: Descubra como Evitar

Shot of a tired young businessman working late in an office with adhesive notes covering his eyes

Você tem sentido um extremo cansaço e sonolência? Além de ser desconfortável, o excesso de sono pode prejudicar o seu rendimento.

Sentir muito sono durante o dia é pesaroso. Você não consegue se concentrar e sente uma necessidade incontrolável de fazer diversas pausas durante.

Com isso, você acaba por atrasar suas tarefas e não dar conta de suas atividades conforme os prazos estipulados. Mas você sabia que muitos outros fatores podem comprometer o seu sono, além de uma noite mal dormida?

Claro que transtornos relacionados ao sono são grandes vilões para o funcionamento do seu dia.

Mas, mais do que isso, você poderá perceber a influência de outros fatores em sua disposição, como alimentação e o sedentarismo.

Nesse artigo falaremos sobre como o excesso de sono pode prejudicar os eu rendimento, e quais estratégias você pode criar para conseguir afastar esse mal.

 

Muito Sono e pouca Disposição: como o excesso de sono pode prejudicar o seu rendimento. 

Você caminha até o carro sem perceber. Faz todo um trajeto até o escritório sem se dar conta do caminho, chega a sua mesa, liga o computador e não percebe nada disso.

Apesar de ter acabado de acordar, você está caindo de sono. Naturalmente, com essa falta de atenção e esse desanimo, o seu dia a dia será comprometido.

Mas como? Entenda abaixo como o excesso de sono pode prejudicar o seu rendimento.

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Produtividade.

A primeira grande vitima do excesso de sono é a produtividade. O que antes você fazia em 20 minutos, levará uma hora. Se antes você solucionava um problema sozinho, poderá precisar de ajuda e por aí vai.

Criatividade.

Se sua função exige criatividade, temos uma má notícia: com sono, você não vai conseguir ser criativo.

O cansaço causado pelo excesso de sono afasta qualquer sombra de criatividade, e até mesmo as tarefas mais banais se tornam árduas. Imagina uma inovadora?

Comunicação.

Ninguém consegue conversar com um zumbi. E é assim que ficamos como estamos sofrendo de excesso de sono. A comunicação se torna difícil e sem sentido.

Concentração.

Esta aí a chave de todos os males anteriores: você não consegue se concentrar em nada. Tudo o que você pode pensar é o quanto deseja chegar em casa e cair de cabeça no travesseiro. Mas ainda são 11 horas da manhã…

Todos esses fatores podem ser brutalmente comprometidos pelo excesso de sono. Você perceberá uma dificuldade grande em realizar coisas rotineiras como ir ao mercado ou ao banco.

Tudo vai parecer muito mais difícil e cansativo do que realmente é. E na verdade, quem está fora do eixo é o seu organismo.

 

Resolvendo o Problema: muito além de dormir mais.

 Sim. Dormir é a solução mais prática contra o sono, mas pode não ser a solução contra o excesso dele. Isso porque talvez o seu organismo simplesmente esteja desregulado.

Se for esse o caso, o cansaço que você está sentido não se refere exclusivamente a última noite de sono que você teve, mas sim a uma série de hábitos e acontecimentos.

O excesso de sono pode prejudicar o seu rendimento, e pode ser combatido se começar a prestar atenção nos seguintes fatores:

Alimentação.

Ela aparece em primeiro lugar porque pode ser a GRANDE vilã causadora de seu cansaço excessivo.

Alimentação rica em gordura, doce e fritura é um dos fatores que mais influenciam na disposição, causando sono e cansaço além do normal.

Pessoas que sofrem de obesidade também tendem a sentir mais vontade de dormir, o que, de novo, comprova a associação entre hábitos alimentares e sono.

Relógio Biológico.

Você segue uma rotina de segunda a sexta feira. Acorda às 7h, vai para a academia e depois para o trabalho. Mas aos finais de semana se sente a vontade para furar a rotina e acordar às 11h.

Isso confunde o seu relógio biológico e pode prejudicar o seu sono de forma considerável.

Celular.

Mexer no celular pouco antes de dormir tem uma reação biológica (sim!) que compromete o seu sono. A luz emitida pelas telas de celular dificulta a produção de melatonina (o hormônio do sono).

Viu como são muitos os motivos, além da noite mal dormida, que podem influenciar em seu cansaço excessivo?

 

Solucionando o Problema: como diminuir a sensação de sono?

Vamos a parte mais interessante de toda essa reflexão: solucionar o problema. Agora que já percebemos o quanto o excesso de sono pode prejudicar o seu rendimento, vamos trabalhar para combatê-lo.

A dica é muito simples: adquira hábitos saudáveis. Isso mesmo. Isso já será solução para maior parte de seus problemas, entre eles o sono e o cansaço.

Pratique exercícios, alimente-se corretamente e não fura sua rotina saudável aos finais de semana. Treine o seu organismo pata funcionar melhor, e dessa forma, você se sentirá menos cansado.

O excesso de sono pode prejudicar o seu rendimento e colocar muitas coisas em risco em sua vida, como relacionamentos, emprego e oportunidades. Afaste esse mal.

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Doutor Rodrigo Neves é pós-graduado em nutrologia e endocrinologia, membro da American Antiaging Society nos Estados Unidos. Em sua incessante busca para mudar a saúde das pessoas de dentro para fora, fazendo com que aumentem a sua produtividade e longevidade, procurou conhecimento dos melhores médicos do mundo, e grandes lideres para realmente transformar pessoas.