Quais os Principais Benefícios da Meditação?

Manter a mente saudável é de suma importância para saúde e bem estar. Muitas pessoas têm buscado na meditação uma forma de equilíbrio. Mas quais são os principais benefícios da meditação?

É comum hoje em dia que as pessoas sugiram a meditação como solução para problemas diversos. E podemos considerar que “relaxar” e “respirar” costumam resolver grande parte de nossos problemas físicos e emocionais.

Praticar meditação de maneira adequada pode ser um grande beneficio a mente e ao corpo. Há tempos reações físicas positivas causadas pela meditação vêm sendo consideradas tanto quanto suas vantagens à mente.

 

Principais Benefícios da Meditação: Como Manter Corpo e Mente Equilibrado.

Meditar é uma técnica milenar que tem sido estudada e vem evoluindo com o passar dos anos. As pessoas têm se dedicado cada vez mais a desenvolver novos exercícios que sejam capazes de harmonizar corpo e mente.

Abaixo, listaremos os principais benefícios da meditação, e como ela pode ajudar na saúde e bem estar.

Baixa da Pressão Arterial.

Os exercícios que levam ao relaxamento ajudam a diminuir a pressão arterial, sendo de grande utilidade para pacientes que tratam esse problema.

Alguns estudos comprovam que o estado de relaxamento consciente pode diminuir a pressão a níveis consideráveis, resultando numa melhor harmonia do organismo.

Equilíbrio.

Chegar ao equilíbrio emocional é a chave para a solução de diversos problemas. A pessoa emocionalmente desequilibrada tende a sofrer de baixa autoestima, e passa por momentos de autoflagelação.

A meditação eleva o equilíbrio emocional de maneira que você conseguirá ter total controle sobre seus sentimentos e pensamentos, com autonomia suficiente para filtrar o que lhe faz bem e o que lhe deteriora.

Redução de Estresse e Ansiedade.

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Esses dois sintomas são considerados o mal do século. 10 a cada 10 pessoas em idade adulta passam por estresse frequentemente.

Um dos principais benefícios da meditação é libertar a consciência do estado de estresse, promovendo relaxamento e diminuindo a ansiedade.

Criatividade.

Você será infinitamente mais criativo se conseguir organizar e manter sua mente em estado de tranquilidade.

Imagine sua mente como um quarto. Quanto mais desorganizado e bagunçado, mais difícil encontrar os objetos que você precisa.

O mesmo acontece dentro da gente. Se você consegue esvaziar e organizar os elementos de sua mente, saberá exatamente do que precisa para solucionar seus problemas e criar novas coisas.

Combate a Inflamações.

O corpo responde ao estado emocional imediatamente. Se você esta estressado, cansado ou sente-se sobrecarregado, há grandes chances de que você desenvolva alguma enfermidade em decorrência disso.

Com o equilíbrio gerado pela meditação, e sua eficaz atuação contra o estresse, é possível reparar um numero muito menor de inflamações corporais, como doenças de pele, por exemplo.

Como Obter Resultado Praticando Meditação?

 Para conseguir perceber os principais benefícios da meditação, você precisa ser disciplinado e regrado. É necessário criar uma frequência de prática de meditação, e não fazer isoladamente.

Meditação, embora tenha diversas associações espirituais, não é uma religião. Trate a meditação como um treino, e tente não praticar somente quando está passando por algum problema.

O ideal é, de fato, treinar a sua mente a ponto de elevá-la a uma condição de controle emocional, equilíbrio e calma.

Além disso, a meditação trabalha diretamente na respiração. Saber respirar é um dos remédios mais antigos da humanidade. A respiração é usada para conter a dor, para manter a calma, para retornar a consciência.

Trabalhar a sua respiração é uma arma da mais alta potência para alcançar o poder pleno de sua consciência, e desfrutar dos principais benefícios da meditação.

Abaixo, algumas dicas para que você consiga desfrutar desses benefícios.

Pratique Diariamente.

Mesmo que você não consiga demandar muito tempo, é importante dedicar ao menos alguns minutos diariamente para a prática regular da meditação.

Comece em um Ambiente Silencioso.

Conforme você for praticando, conseguirá meditar em qualquer ambiente. Mas para começar, opte por locais silenciosos, pois será mais fácil manter a concentração.

Trace um Objetivo.

Tenha um objetivo para meditar, para que você não sinta que a atividade é dispensável no seu dia a dia. Medite para controlar a ansiedade, diminuir o estresse ou mesmo para se sentir mais conectado a seu corpo.

Defina um objetivo que faça sentido para você, e comece a praticar.

Meditar requer dedicação e empenho. Você vai, aos poucos, obter controle sobre sua mente e alcançar um estado de absoluto relaxamento.

Para facilitar, você pode mudar alguns hábitos como:

  • Tente não se envolver em situações estressantes pelo menos 30 antes da meditação.
  • Evite mexer no celular pelo menos 30 minutos antes. Existem chances de que você comece uma conversa que pode te impedir de se concentrar totalmente durante a meditação.
  • Vista-se de maneira confortável para meditar.

Os principais benefícios da meditação têm relação com o desenvolvimento mental, mas com o passar do tempo, você conseguirá identificar claras mudanças físicas e em sua saúde.

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Doutor Rodrigo Neves é pós-graduado em nutrologia e endocrinologia, membro da American Antiaging Society nos Estados Unidos. Em sua incessante busca para mudar a saúde das pessoas de dentro para fora, fazendo com que aumentem a sua produtividade e longevidade, procurou conhecimento dos melhores médicos do mundo, e grandes lideres para realmente transformar pessoas.