Quer Melhorar o Raciocínio? Veja 7 dicas Essenciais

O cérebro é o principal músculo do corpo. Embora nem sempre ele seja devidamente treinado, é possível criar exercícios e disciplinas que podem melhorar o raciocínio.

Cada vez mais é exigida do ser humano uma maior capacidade intelectual. Seja por desafios pessoais ou para conquistas profissionais, as pessoas precisam se dedicar a obter diferentes conhecimentos.

Há tempos ter um diploma de faculdade deixou de ser diferencial e se tornou o mínimo na disputa por uma vaga. Hoje, pede-se fluência em idiomas, raciocínio lógico e conhecimentos variados.

A única maneira de elevar o seu cérebro a ponto de guardar todas as informações solicitadas é à base de muito treinamento.

Mas, para ajudar nessa tarefa, você pode adotar alguns hábitos para melhorar o raciocínio e fazer um uso mais eficaz de sua massa cinzenta.

Nesse artigo falaremos de maneiras de melhorar o raciocínio e como isso pode ser de grande beneficio em sua vida pessoal e profissional.

Como Melhorar o Raciocínio? 7 Dicas Infalíveis.

Muitas vezes o cinema e a literatura já fantasiaram sobre um ser humano com capacidade de usar 100% de seu cérebro.

O resultado é sempre impressionante: super-humanos com sentidos elevados e inteligência impressionante. Mas se já pensamos tanto nisso na ficção, até que ponto pode ser real?

Treinar o cérebro é possível e ajudará a elevar sua capacidade mental. No entanto, você precisa ser disciplinado e realmente se dedicar a realização dos exercícios.

Abaixo, vamos listar algumas técnicas que podem te ajudar a obter uma maior capacidade de raciocínio.

Praticar Exercícios Físicos.

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É isso mesmo. Praticar exercícios físicos ajuda a manter a saúde cerebral. Isso porque as atividades aumentam o fluxo de oxigênio no cérebro, e tornam os neurônios mais resistentes.

Leitura.

Ler sempre foi um dos exercícios mais apreciados para o desenvolvimento cognitivo. E não é para menos: a leitura estimula o cérebro de diferentes maneiras.

Você desenvolve a atenção, amplia o seu senso de dedução e expande os conhecimentos linguísticos, acrescentando mais informações gramaticais a sua mente.

Alimente-se Bem.

Alimentos ricos em ômega 3, como o peixe, são grandes aliados a capacidade de raciocinar. Comer de forma saudável e nutritiva é uma maneira eficaz de manter o cérebro em forma.

A cafeína e os carboidratos também são grandes ajudantes para melhorar o raciocínio, pois promovem energia e espanto a sonolência.

Inove.

Busque novos conhecimentos e mude antigas práticas. Por exemplo, mude o caminho de casa, faça novas rotas, busque estudar coisas completamente fora de seu ramo de atuação.

Trabalhos Manuais.

Alguns trabalhos manuais ajudam diretamente na saúde mental. Eles exigem atenção, cuidado e coordenação motora. Se você gosta de algum tipo de artesanato, comece a praticar.

Jogos e Brincadeiras.

Jogos de tabuleiros, caça-palavras e palavras-cruzada despontam como as brincadeiras mais eficientes para o estimulo cerebral. O cubo mágico também é excelente para o treino.

Dormir Bem.

Não tem jeito. O sono precisa ser tranquilo e você precisa estar descansado para que seu cérebro consiga ser evoluído. Melhorar o raciocínio só será possível se você estiver descansado e disposto.

 

Benefícios de um Cérebro Malhado.

 Na prática, quais são os benefícios de melhorar o raciocínio? Todos os treinamentos mentais e cerebrais vão te oferecer uma série de vantagens. Algumas das quais:

  • Melhora do pensamento estratégico: Você se tornara mais prático na resolução de problemas, e conseguirá focar diretamente nas soluções necessárias, gerando uma otimização de seu tempo.
  • Melhorar a concentração: ao melhorar o raciocínio você também conseguirá se concentrar mais facilmente nas coisas.
  • Memória: sua memória se tornará muito mais eficaz para guardar números de telefones, endereço, e demais informações que sejam fornecidas no dia a dia.
  • Saúde: muitos problemas cognitivos atingem as pessoas em idade avançadas. O treinamento, no entanto, pode ser um grande ato preventivo contra elas, como o Alzheimer, por exemplo.

 

 Raciocinar Mais, Viver Bem. 

Melhorar o seu raciocínio será uma maneira de tornar a sua vida mais prática e saudável.

Você terá uma considerável melhora em sua autoestima ao perceber que seu raciocínio foi elevado.

Faça um roteiro de exercícios e práticas que devem ser adotadas, e crie uma rotina a ser seguida. O seu cérebro, assim como o restante de seu corpo, precisa de treinamento para demonstrar evolução.

O resultado pode não ser imediato, afinal, você estará submetendo o seu raciocínio a situações novas, mas ele virá. Tenha paciência e seja persistente.

Faça um programa de alimentação com base em elementos que sejam nutritivos para o cérebro. Assim você conseguirá melhorar a sua memória e guardar cada vez um número maior de informações.

O cérebro é um HD com possibilidade de expansão ilimitada. Pense no tanto de coisas que você acumulou em sua mente no decorrer de sua vida.

Melhorar o raciocínio é possível e será surpreendente quando você conseguir notar a diferença. Faça uso do seu cérebro explorando toda a capacidade a qual temos alcance.

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Doutor Rodrigo Neves é pós-graduado em nutrologia e endocrinologia, membro da American Antiaging Society nos Estados Unidos. Em sua incessante busca para mudar a saúde das pessoas de dentro para fora, fazendo com que aumentem a sua produtividade e longevidade, procurou conhecimento dos melhores médicos do mundo, e grandes lideres para realmente transformar pessoas.