O que são sons binaurais e para que servem?

Os sons binaurais são sons de frequências diferentes que são capazes de estimular o cérebro a realizar e desenvolver diferentes atividades.

Descobertos em 1839, pelo cientista alemão Heinrich Wilhelm Dove, os sons binaurais têm sido amplamente estudados e utilizados de forma terapêutica.

Ao emitir frequências específicas, os sons binaurais podem ajudar a direcionar pensamentos, praticar meditação, relaxar, dormir, estimular, etc. Alguns consideram a terapia dos sons binaurais como uma “reprogramação” do cérebro e seu uso funcional.

Como funcionam os sons binaurais?

Ao associar duas frequências diferentes, ou seja, com medidas em hertz (Hz) distintas, o cérebro “cria” uma frequência resultante das duas grandezas associadas.

Para cada finalidade, há um diferente tipo de batida binaural. Atualmente, é possível encontrar diversos áudios e vídeos com sons ditos binaurais e terapêuticos.

O que é e como funciona o ciclo circadiano?

Como funciona a terapia com sons binaurais?

A recomendação é que fones de ouvido sejam usados durante a terapia. Também é recomendável estar em um ambiente calmo, muitas vezes deitado e com os olhos fechados.

Os fones devem ser de capacidade estéreo, a final, a intenção é que as duas frequências sejam captadas por cada ouvido, respectivamente.

Quinze minutos são a medida ideal de tempo, embora a liberdade para a escolha desse parâmetro seja grande.

A prática deve ser repetida mais do que duas ou três vezes por semana. Muitos a deixam para o momento anterior a hora de dormir, a fim de conquistar maior sensação de relaxamento e sono.

<

As frequências mais usadas são a delta, alfa, beta e theta. Saiba mais sobre as frequências dessas ondas:

Delta: de 1 a 3Hz, frequências inferiores, usadas para estimular o sono e o inconsciente durante o sono.

Alfa: entre 8 e 13Hz, estimulam o relaxamento e o descanso proveitoso para o corpo e a mente.

Beta: de 13 a 30Hz, frequências maiores, utilizadas no estímulo do raciocínio e da lógica para a resolução de conflitos e realização de atividades.

Theta: entre 3 e 7Hz, essenciais para o estímulo da meditação e controle da ansiedade.

Qual a importância do sono em nossas vidas?

Quais são os resultados?

A terapia com sons binaurais pode trazer resultados incríveis. Os mais evidentes e fáceis de serem alcançados são maior foco, disposição e clareza dos pensamentos.

Além desses benefícios, a terapia pode ajudar com ansiedade, insônia, melhoria da memória e das capacidades cognitivas.

Também auxilia a prática da meditação, traz relaxamento, maior concentração para estudos e realização de atividades em geral.

É importante mencionar que nem todos os áudios de sons binaurais com finalidades específicas que encontramos na internet são realmente eficazes.

Por isso, vale atentar para as fontes que são usadas.

Café Bulletproof: emagrece e dá energia, você já conhece?

Quais fontes são confiáveis para acessar sons binaurais?

Com a ampla disseminação das informações acerca da eficácia da terapia com batidas binaurais, o dito “material” para essas finalidades é vasto na internet.

No entanto, nem todas as fontes são confiáveis.

Por isso, recomendamos algumas fontes que podem ser usadas tranquilamente:

Terapia Holística Binaural

Cerebral Music (que além de oferecer alguns beats, também oferece algumas dicas para direcionar as pesquisas por batidas binaurais para terapia)

Binaural Beats Meditation

COMPARTILHAR
Doutor Rodrigo Neves é pós-graduado em nutrologia e endocrinologia, membro da American Antiaging Society nos Estados Unidos. Em sua incessante busca para mudar a saúde das pessoas de dentro para fora, fazendo com que aumentem a sua produtividade e longevidade, procurou conhecimento dos melhores médicos do mundo, e grandes lideres para realmente transformar pessoas.